make your own site for free

DE 23 NOVEMBRO 2018 A 3 MAIO 2019

CONSTRUIR O FUTURO

PROGRAMA DE CHECK-UP

Mobirise

PRIMEIRO MÓDULO

O DIA A DIA DE UMA EMPRESA FAMILIAR

23 NOVEMBRO 2018

PROGRAMA DE CHECK-UP

As Empresas Familiares são empresas que se distinguem. Como todas as outras empresas têm preocupações e sucessos próprios dos negócios onde estão, como todas as outras empresas enfrentam desafios e oportunidades próprios dos contextos onde se situam e dos tempos em que existem. Todavia, mais além de tudo isto, apresentam um cariz único que se fundamenta em duas dimensões: o modo como se pensa e distribui a propriedade da empresa e o facto de na sua missão interna enquanto instituição incluírem a responsabilidade pela família.

Por tudo isto é muito importante uma formação de base em direção e gestão de empresas, continuadamente atualizada, incluindo temas como o negócio, a estratégia, a gestão de pessoas, as operações, a política comercial e o marketing, a contabilidade, as finanças e controlo de gestão, e que viabiliza a cada membro da empresa familiar assumir, com confiança e responsabilidade, o seu papel seja na empresa seja como acionista.

Contudo, existem temas específicos das Empresas Familiares, nomeadamente as questões de governo e continuidade, que também exigem serem tratados e aprendidos.

Com este programa, a AESE propõe-se criar um ambiente, onde seja possível expandir o conhecimento sobre empresas familiares bem-sucedidas, melhor compreender e navegar nos desafios específicos e problemas críticos das empresas familiares e refletir sobre a sua própria empresa familiar e a sua própria família empresária.

A QUEM SE DESTINA?


Num formato inovador, Construir o futuro - Programa de Check-Up constitui uma oportunidade única de fazer um diagnóstico à situação de cada empresa familiar, refletindo, de forma sistemática e bastante completa, sobre o modo como estão a ser cuidados aspetos críticos para o legado da empresa, como sejam a continuidade e os momentos de transição, a estratégia de  crescimento, a comunicação e as relações com a família. 
Construir o futuro - Programa de Check-Up destina-se a Altos Dirigentes de Empresas  Familiares que sejam proprietários ou apenas gestores e genericamente, a todos os membros da família proprietária mesmo que não tenham participação na gestão. 
O objetivo passa por juntar todos como grupo intergeracional para fazerem uma  autoavaliação da situação da sua empresa numa perspetiva de levantamento, análise, comparação e melhoria da situação existente, definindo em conjunto um plano para o futuro.  
Tudo isto será feito com coaching e acompanhamento dos professores da AESE Business School sempre de forma completamente reservada e confidencial. O programa tanto poderá ser uni-empresa como multiempresa.

Construir o futuro - Programa de Check-Up assenta em 5 módulos independentes de um dia, a decorrer no prazo total de um ano, cada um com um tema específico e ordenado de forma lógica e sequencial para que no final todas as matérias específicas das empresas familiares sejam abordadas e analisadas.
Em cada módulo partindo sempre de um modelo de check-up list haverá preparação e discussão de casos, debates, apresentações de empresas, conferências e trabalhos de grupo.

O dia a dia de uma
empresa familiar

23 NOV. 2018

Serão abordados a questão da separação entre propriedade e gestão e separação entre família e gestão. A questão da pertença à gestão como um direito/obrigação inalienável? O nível de formalização da presença da família, a competência e a formação. A importância ou não do gestor externo à família e a sua presença na organização.

A continuidade numa
empresa familiar

18 JAN. 2019

Neste módulo serão abordadas e analisadas a questão da sucessão e da continuidade nas diferentes gerações. O valor e o perigo de um período de prova fora da empresa. Como tratar a dualidade família e empresa e as suas diferentes relações.

O desafio da comunicação

15 FEV. 2019

Este módulo explora o tema da comunicação, a vantagem competitiva que representa e os desafios que coloca às empresas familiares. Genericamente, será analisada a comunicação com os media, em público, a comunicação intraempresa e a comunicação na Família. Em concreto, neste último ponto, focar-se-á a comunicação como fator estratégico no binómio família / empresa.

As questões financeiras,
o financiamento e o capital

22 MAR. 2019

Neste módulo serão analisados assuntos como a integração ou não de futuros negócios que surjam a partir de dentro da empresa ou de algum dos elementos da família. A questão do direito de opção. Como avaliar o crescimento da própria empresa e as suas necessidades financeiras. A família como fonte de financiamento da empresa. As operações de fusão, aquisição e cisão como forma de continuidade.

O acordo de família.
Um sistema em construção

3 MAI. 2019

Neste módulo e atendendo aos trabalhos das sessões anteriores serão analisados os diferentes componentes do acordo de família como forma de prevenção de conflitos. Como gerir as expectativas das diferentes gerações. O que se pode, se deve e se não deve incluir num acordo de família. A questão da liderança familiar, a responsabilidade social, as motivações e a questão ética.

Mobirise

A AESE Business School, a primeira Escola de Direção e Negócios em Portugal, dedica-se, desde 1980, à formação e ao aperfeiçoamento dos líderes empresariais.
O reconhecimento da escola no mundo empresarial é resultado de quatro princípios essenciais que norteiam a formação da AESE: Cultura de Aprendizagem; o conhecimento enraizado na realidade empresarial, numa perspetiva de Direção e Liderança; uma presença abrangente no mundo; e valores fortes, éticos e humanistas. O impacto transformador nos seus mais de 6200 Alumni, espalhados pelos 5 continentes, faz da AESE uma escola de negócios única, uma escola de Líderes que querem aprender, deixar a sua marca e transformar o mundo. A estreita colaboração entre a AESE e o IESE Business School e as mais de 20 escolas internacionais da rede traduz-se no intercâmbio de professores, na elaboração de casos e programas conjuntos de investigação, bem como no âmbito dos programas de formação de Executivos. Há mais de 60 anos que o IESE, a escola de pós-graduação em gestão de empresas da Universidade de Navarra, está na vanguarda da formação executiva, desenvolvendo e inspirando líderes empresariais que se esforçam por causar um impacto profundo, positivo e duradouro nas pessoas, nas empresas e na sociedade que servem.

       

Mobirise

A Associação das Empresas Familiares (EFs) é uma associação privada, sem fins lucrativos, criada em 1998. Surge com o objetivo de promover e representar as Empresas Familiares na economia, melhorar a sua gestão e prepará-las para os desafios. A Associação tem vindo a assumir um papel de consciencialização da opinião pública para a importância das Empresas Familiares (EFs) como pilar da economia portuguesa. Estudos recentes estimam que as empresas familiares representam 70% a 80% do tecido empresarial português. Abrangendo todos os setores de atividade e tipos: pequenas, médias e grandes empresas; regionais, nacionais e multinacionais, contribuem para 50% do emprego e representam 65% do PIB nacional. No resto do mundo as EFs têm um peso ainda maior, representam 70%-90% do PIB dos seus países e 50% a 80% do emprego. A Associação apoia os seus associados ao nível da formação, dinamização e inovação, como também criação de valor com uma rede de consultoria em serviços especializados. Ao longo de 20 anos de existência tem vindo a promover eventos, congressos, seminários, conferências, cursos e workshops. Integra, também, programas de intercâmbio de estágios entre Empresas Familiares.

MÉTODO DO CASO

A ARTE DE GERIR A INCERTEZA

O Método do Caso é um processo vivo e interativo de aprendizagem, descoberta e partilha, que permite a cada participante desenvolver as suas competências analíticas, favorecendo a decisão prudente. Ao contrário de simples aulas, as sessões do método do caso desenrolam-se sem um roteiro detalhado. Os princípios e as técnicas são apreendidos graças à colaboração e cooperação entre os participantes e os professores, numa busca de soluções para os desafios e problemas do mundo real. Desenrola-se em três passos:

  1. ESTUDO INDIVIDUAL - Como no dia a dia de uma empresa, é necessária uma resposta eficaz, em circunstâncias ambíguas, num contexto económico, político e social em constante mutação. Este estudo inicial, que exige horas de trabalho pessoal, é feito do ponto de vista do decisor, levando o participante a avaliar e a tomar as decisões que a situação exige.
  2. GRUPO DE TRABALHO - As escolhas e decisões de cada participante são, depois, apresentadas e discutidas numa reunião de oito a dez pessoas. O encontro de diferentes pontos de vista, de- correntes do background de cada membro do grupo, das suas características pessoais e dos seus modelos de direção, acrescenta um valor inestimável à análise individual.
  3. SESSÃO GERAL - Finalmente, em plenário, o professor dirige e coordena o debate, sintetiza os aspetos principais do caso, relaciona-o com as teorias mais significativas e realça os valores e opções relevantes, atendendo às várias alternativas de solução e aos possíveis critérios de decisão, sugerindo, por vezes, o melhor plano de ação de acordo com os objetivos da organização.

INFORMAÇÕES
INSCRIÇÕES

O Programa é compatível com o trabalho profissional, requerendo a presença dos participantes nas sessões de trabalho no Campus da AESE, em Lisboa.
No preço está incluído:
Documentação, material de apoio, catering, estacionamento na AESE.

Preço:
Preço por módulo: 600 euros
Associados AEF: 400 euros
Preço do programa (5 módulos): 2500 euros
Associados AEF: 1800 euros (condições por família, a solicitar)

LOCAL

Calçada Palma de Baixo, 12
1600-177 Lisboa

Para mais informações
e inscrições:

Graça Sousa Pinto
gracaspinto@aese.pt                    
Tel. (+351) 217 221 530                    
www.aese.com.pt/cf