website templates


Próximo módulo
O DIA A DIA DE UMA EMPRESA FAMILIAR
24 JANEIRO 2020



PROGRAMA PARA EMPRESAS FAMILIARES

CONSTRUIR O FUTURO - 2ª EDIÇÃO



Professores

Num formato inovador, o programa CONSTRUIR O FUTURO constitui uma oportunidade única de fazer um diagnóstico à situação de cada empresa familiar, refletindo, de forma sistemática e bastante completa, sobre o modo como estão a ser cuidados aspetos críticos para o legado da empresa, como sejam a continuidade e os momentos de transição, a estratégia de crescimento, a comunicação e as relações com a família.

A QUEM
SE DESTINA?

Destina-se a Altos Dirigentes de Empresas Familiares que sejam proprietários ou gestores e a todos os membros da família proprietária mesmo que não tenham participação ativa na gestão.
Com este programa será possível expandir o conhecimento sobre empresas familiares bem-sucedidas, melhor compreender e navegar os desafios específicos e problemas críticos das empresas familiares e refletir sobre a sua própria empresa familiar e a sua própria família empresária.

A SUA EMPRESA,
O SEU CONTEXTO

O objetivo do “Programa Construir o Futuro” passa por juntar todos como grupo intergeracional para fazerem uma autoavaliação da situação da sua empresa, especificamente no seu contexto e diversidade, numa perspetiva de levantamento, análise, comparação e melhoria da situação existente, definindo em conjunto um plano para o futuro.

MODELO
DE CHECK-UP LIST

O programa assenta em 5 módulos independentes de um dia, a decorrer no prazo total de 5 meses, para que todas as matérias específicas das empresas familiares sejam abordadas e analisadas. Partindo sempre de um modelo de check-up list, haverá sessões de coaching por empresa, preparação e discussão de casos, debates, apresentações de empresas, conferências e trabalhos de grupo. Na AESE, o Método do Caso, criado e utilizado na Harvard Business School desde 1924, é a base do processo formativo.

O dia a dia de uma empresa familiar

24 JANEIRO 2020

Serão abordados temas como o governo da empresa familiar; a separação entre propriedade e gestão e separação entre família e gestão; a questão da pertença à gestão como um direito/obrigação inalienável; o nível de formalização da presença da família, a competência e a formação; a importância ou não do gestor externo à família e a sua presença na organização; a distribuição de dividendos.

A continuidade numa empresa familiar

7 FEVEREIRO 2020

A sucessão e a continuidade nas diferentes gerações. O valor e o perigo de um período de prova fora da empresa. Como tratar a dualidade família e empresa e as suas diferentes relações.

As questões financeiras,
o financiamento e o capital

21 FEVEREIRO 2020

A integração ou não de futuros negócios que surjam a partir de dentro da empresa ou de algum dos elementos da família.
A questão do direito de opção. Como avaliar o crescimento da própria empresa e as suas necessidades financeiras. A família como fonte de financiamento da empresa. As operações de fusão, aquisição e cisão como forma de continuidade.

O desafio da comunicação

6 MARÇO 2020

Explora o tema da comunicação, a vantagem competitiva que representa e os desafios que coloca às empresas familiares. Genericamente, será analisada a comunicação com os media, em público, a comunicação intraempresa e a comunicação na Família. Em concreto, neste último ponto, focar-se-á a comunicação como fator estratégico no binómio família/empresa.

O acordo de família.
Um sistema em construção

20 MARÇO 2020

Atendendo aos trabalhos efetuados nos módulos anteriores serão analisados os diferentes componentes do acordo de família como forma de prevenção de conflitos. Como gerir as expectativas das diferentes gerações. O que se pode, se deve e se não deve incluir num acordo de família. A questão da liderança familiar, a responsabilidade social, as motivações e a questão ética.

Mobirise

A AESE Business School, a primeira Escola de Direção e Negócios em Portugal, dedica-se, desde 1980, à formação e ao aperfeiçoamento dos líderes empresariais.
O reconhecimento da escola no mundo empresarial é resultado de quatro princípios essenciais que norteiam a formação da AESE: Cultura de Aprendizagem; Conhecimento enraizado na realidade empresarial numa perspetiva de Direção e Liderança; Presença abrangente no mundo; e Valores fortes, éticos e humanistas. O impacto transformador nos seus mais de 6200 Alumni, espalhados pelos 5 continentes, faz da AESE uma escola de negócios única, uma escola de Líderes que querem aprender, deixar a sua marca e transformar o mundo.
A estreita colaboração entre a AESE e o IESE Business School e as mais de 20 escolas internacionais da rede traduz-se no intercâmbio de professores, na elaboração de casos e projetos de investigação e na realização conjunta de iniciativas e programas de formação de Executivos.

       

Mobirise

A Associação das Empresas Familiares (EFs) é uma associação privada, sem fins lucrativos, criada em 1998. Surge com o objetivo de promover e representar as Empresas Familiares na economia, melhorar a sua gestão e prepará-las para os desafios. A Associação tem vindo a assumir um papel de consciencialização da opinião pública para a importância das Empresas Familiares como pilar da economia portuguesa.
A Associação apoia os seus associados ao nível da formação, dinamização e inovação, como também criação de valor com uma rede de consultoria em serviços especializados. Ao longo de 20 anos de existência tem vindo a promover eventos, congressos, seminários, conferências, cursos e workshops. Integra, também, programas de intercâmbio de estágios entre Empresas Familiares.

INFORMAÇÕES
INSCRIÇÕES

O Programa é compatível com o trabalho profissional, requerendo a presença dos participantes nas sessões de trabalho no Campus da AESE, em Lisboa.

Preço: 
2500 euros: por participante
1800 euros: associados AEF
Existem condições para várias inscrições por família/empresa

A todos os preços acresce  o IVA à taxa em vigor.

No preço está incluído:
Documentação, material de apoio, catering, estacionamento na AESE.

LOCAL

Calçada Palma de Baixo, 12
1600-177 Lisboa

Para mais informações
e inscrições:

Graça Sousa Pinto
gracaspinto@aese.pt                    
Tel. (+351) 217 221 530                    
www.aese.com.pt/cf