free site maker

Seminário
Lisboa, 17 e 18 outubro 2017

Controlo
de Custos
Hospitalares

O Seminário PADIS, a realizar em parceria com a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares - APAH, destina-se a Administradores Hospitalares que desejem ampliar e aprofundar as suas competências diretivas na área dos Controlo de Custos Hospitalares através da discussão de case studies e de Conferências-Colóquios, interagindo com colegas e com Professores de reconhecido mérito nesta área académica.



Calendário e Horário

1º dia (17 de outubro) - das 14:00 às 19:00h

2º dia (18 de outubro) - das 9:00 às 19:00h

Temas a abordar:

Protocolos para standardização de atividades em modelos de custeio

Modelos de Custeio

Orçamentação

Processos Orçamentais

Indicadores no setor da Saúde
– Balanced Scorecard

O Método do Caso

O Método do caso, criado e utilizado na Harvard Business School desde 1924 é, na AESE, a base do processo formativo. Chris Christensen, um dos professores mais conceituados da HBS, definia o método como “A Arte de gerir a incerteza”.

O Método do Caso é um processo vivo e interativo de aprendizagem, descoberta e partilha que permite a cada participante desenvolver as suas competências analíticas, favorecendo a decisão prudente.

Ao contrário de simples aulas, as aulas do método do caso desenrolam-se sem um roteiro detalhado. Os professores gerem simultaneamente conteúdos e processos, teorias e soluções, numa súmula de elementos preparados rigorosamente.

As aulas são um equilíbrio perfeito entre planeamento e espontaneidade, resultado dos temas que cada participante apresenta ao longo da discussão e as teorias e técnicas que cada caso analisa.

Professores

Ignacio Urrutia

É Visiting Professor de Economia, Finanças, Controlo e Contabilidade na AESE.

É licenciado em Economia pela Universidad Complutense de Madrid, licenciado em Dirección Financiera pelo ESADE e em Dirección Comercial pelo ICADE.

Tem um PhD em Economía Financiera y Contabilidad pela Universidad Complutense Madrid.

É ainda Professor na Universidad Carlos III de Madrid, no IE Business School.

Afonso Barbosa

É Professor de Contabilidade Financeira e Contabilidade de Custos na AESE Business School e tem vários anos de experiência em formação em finanças e mercado de capitais.

É licenciado em Economia (1990) e pós-graduado em Análise Financeira (1995) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão. Tem um Executive MBA AESE/IESE (2007).

Tem mais de 24 anos de experiência no setor financeiro, essencialmente na indústria de gestão de ativos financeiros. Foi gestor de fundos de investimentos e de carteiras de clientes, coordenou equipas de análise e de investimentos em mercados acionistas e foi diretor de investimentos em fundos mobiliários e produtos estruturados.

Nesta indústria, foi também responsável por departamentos de planeamento estratégico, orçamentação e controle de gestão. Tem elevada experiência na implementação de sistemas analíticos de informação de gestão e no suporte à administração executiva.

Envolveu-se na constituição e desenvolvimento de unidades de negócio internacionais. Foi diretor geral de uma sociedade gestora de fundos de investimento no Brasil, responsável pela reestruturação e reposicionamento do negócio da mesma.

Rafael Franco

É Associate Dean da AESE e Professor de Contabilidade e Controlo de Gestão.
É licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, Executive MBA pela AESE e doutor em Gestão (DBA) pela Universidade de Manchester. Fez o Advanced Competitive Analysis Program na Universidade de Michigan (EUA) e o Advanced Digital Media Strategies and Entrepreneurship Program no IESE de Nova Iorque.

Tem 10 casos publicados na área de contabilidade financeira, 4 em contabilidade de custos e 2 casos de gestão financeira pessoal.

É Professor na AESE desde 2003, nas áreas de Contabilidade Financeira, Contabilidade de Custos e Sistemas de Controlo de Gestão. Leciona em diversos programas para executivos, seminários e programas específicos para empresas em Lisboa e Luanda.

É Diretor do Executive MBA e coordenador da área académica de Contabilidade e Controlo de Gestão na AESE.

Foi Diretor-Geral, Diretor Financeiro e Diretor de Planeamento e Controlo, em empresas industriais (setor do calçado, curtumes e setor agroalimentar).

A parceria com a APAH

Esta é mais uma iniciativa que a AESE promove, em colaboração com a APAH, procurando fortalecer a formação contínua dos Administradores Hospitalares, contribuindo para a permanente melhoria da sua prestação gestionária e preparando-os para um futuro cada vez mais desafiante.

A AESE Business School, a primeira Escola de Direção e Negócios em Portugal, dedica-se, desde 1980, à formação e ao aperfeiçoamento dos líderes empresariais.

O reconhecimento da escola no mundo empresarial é resultado de quatro princípios essenciais que norteiam a formação da AESE: Cultura de Aprendizagem; o conhecimento enraizado na realidade empresarial, numa perspectiva de Direção e Liderança; uma presença abrangente no mundo; e valores fortes, éticos e humanistas. O impacto transformador nos seus mais de 5800 Alumni, espalhados pelos 5 continentes, faz da AESE uma escola de negócios única, uma escola de Líderes que querem aprender, deixar a sua marca e transformar o mundo.

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) é a organização com maior representatividade dos profissionais com funções de administração e gestão na área da saúde em Portugal. Desde 1981, dedica-se a contribuir para a melhoria do desempenho dos seus associados, garantindo a qualidade e excelência dos resultados em saúde em Portugal. Tendo como lema “Melhor gestão, mais SNS”, a APAH apresenta um ambicioso programa de formação com o Apoio Institucional do Ministério da Saúde: a Academia APAH.