best website creator app



3 maio 2018
14h00 » 19H00

Startup

Workshop
Angels
Mobirise

Para ser um Business Angel é necessário envolver-se com a empresa, não no seu dia-a-dia, mas sim na partilha de conhecimentos profissionais, da sua experiência e dos seus contactos com os empreendedores, para aumentar as probabilidades de sucesso.

É uma atividade atrativa, que requer alguns cuidados para que não se invistam mais recursos, dinheiro e tempo do que os necessários.

Conhecer exemplos concretos de startups e investidores é altamente vantajoso para se evitarem erros e se potenciarem fatores que conduzam ao êxito. Hoje em dia falar de startups é pensar em empresas ágeis e rápidas, tal como um Fórmula 1, criando ou respondendo a oportunidades de mercado com modelos de negócio moldáveis.

Essa adaptabilidade deve ter presente um roadmap ou plano de negócio claro, que identifique uma ideia de negócio concreta, os clientes alvo, a oferta diferencial; deve definir o processo de compra, de entrega e utilização; como será a concorrência, como vender; deve estipular planos alternativos, inclusive de saída ou de adaptação; deve identificar os recursos financeiros e não apenas o investimento, combinando-os em soluções de valor acrescentado, liderando a inovação.

Quando se fala em investir recursos, quase todos pensam que se trata de investir dinheiro. No entanto, estamos a falar de um investimento profundamente enraizado no conhecimento e na experiência. Neste contexto, os recursos que um Business Angel profissional traz à startup podem ser uma importante alavanca de sucesso. 

Neste workshop serão trabalhados:

• O plano de negócios;
• Fatores de sucesso na associação entre investidor e empreendedor;
• O que deve saber um empreendedor quando recorre a um Business Angel;
• O perfil de um Business Angel.

O Workshop dedicado ao tema ABC do Angel Investment é uma parceria AESE Business School e WomenWinWin – representante em Portugal da iniciativa pan-europeia Women Angels for Europe’s Entrepreneurs (WA4E) liderada pelo BAE – Business Angels Europe.

14h00   Check in
14h15   Introdução ao projeto WA4E – Women Angels for Entrepreneurs com apresentação dos resultados do survey
Maria José Amich, WomenWinWin
14h30   O design do plano de negócios
Pedro Leão
15h15   Sessão ABC do Angel Investment
César Bardaji
16h45   Coffee break
17h00   Painel: O que é ser um BA, testemunhos no mercado português de BA, quais as barreiras, etc.
Nancy de Brito; Rita Sousa; José Gabriel Chimeno; Isabel Neves, moderado por João Trigo da Roza, APBA
17h45   Q&A
18h15   Palavras de encerramento
Prof. Fátima Carioca, AESE Business School

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica, no ramo de Automação, Energia e Eletrónica pela FCTUC/Universidade de Coimbra, tendo realizado uma pós-graduação em Gestão de Sistemas de Informação (IST), o Executive MBA AESE/IESE e uma pós-graduação em gestão de Energias Renováveis pela UCP. É General Manager da PLENITUDE, uma empresa que opera na área da Energia a nível internacional. É professor de Política de Empresa, com particular interesse na Internacionalização de Empresas, redige casos de estudo na área e é responsável pelo Seminário de Gestão de Projetos da AESE

Proud angel investor, focus in early stage financing. Some 20+ technology-based start-ups portfolio. Non-executive director with 15+ y. of experience as independent board member, audit committee member, senior advisor and industry association boards, mostly in FMCG and financial services. Executive with 30+ y. of experience in 4 industries, working as top executive for 20 y. in FMCG and insurance; with worldwide, region and country accountabilities. Based in Madrid and Barcelona

Maria José Amich começou a carreira como consultora para o maior fabricante de açúcar dinamarquês (DDS Sukerfabriker) em Copenhague, seguido de um período como analista financeira no setor bancário em Madrid, após o qual passou mais de 10 anos em cargos de Marketing e Vendas, para marcas como KELLOGG, GILLETTE e PUIG GROUP. Experiência na media e no setor da moda. Respectivamente, ocupou os cargos de Diretora Geral de um spin-off no maior conglomerado de media em Portugal, GRUPO IMPRESA e Diretora Geral da Sojornal.com, depois Diretora Comercial e de Desenvolvimento de Negócios na SOL e Assessora Estratégica de Negócios e Marketing no GRUPO REGOJO, o maior grupo português de retalho de moda na altura. Atualmente, é Managing Director da SUMMA Branding em Portugal e Fundadora da WomenWinWin.

Maria de Fátima Carioca é Dean da AESE Business Sechool e Professora na área de Fator Humano na Organização. Doutorada em Gestão (DBA) pela Manchester Business School - Universidade de Manchester, licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico em 1981 e concluiu o mestrado em Engenharia de Sistemas e Computadores em 1985, pela mesma Universidade. É mestre em Matrimónio y Família pela Universidade de Navarra.
Durante cerca de 20 anos, desenvolveu tarefas de Engenharia de Software e Gestora de Projetos e de Área de Negócios na Edisoft - Empresa de serviços e desenvolvimento de software, tendo sido ainda Gestora de Recursos Humanos, Qualidade e Formação. Foi membro do Comité de Ética Empresarial. 

Preço

Early Bird até 20 de abril: 90 euros
Geral: 120 euros
Membros: 90 euros
—————
A todos os preços acresce IVA
à taxa em vigor.


Informações

Filomena Gonçalves
Tel. (+351) 217 221 530
Tlm. (+351) 939 939 639
filomenagoncalves@aese.pt

Inscrições