2O.JUN.2O24 - Centro de Congressos do Estoril

16 ASSEMBLEIA ALUMNI

RUMO AO FUTURO

Forging ahead

O vislumbrar dos grandes desafios da próxima década, leva-nos numa viagem multifacetada que exige uma compreensão abrangente dos meandros que moldam o futuro do planeta. O tema “Rumo ao Futuro” foi escolhido para servir de ponto focal para a Assembleia dos Alumni da AESE, convidando a nossa comunidade a envolver-se num debate que transcende as disciplinas e abraça a complexidade da nossa paisagem global em evolução em 3 dimensões:

Contexto

Vivemos num mundo cada vez mais multipolar. As dinâmicas do poder, da diplomacia, dos negócios e das transações estão a evoluir, apresentando oportunidades e desafios. A Assembleia irá procurar dissecar este mundo multipolar, encorajando reflexões ponderadas sobre a forma como podemos navegar estrategicamente nestas mudanças.

Ao abordar ameaças globais, como mudanças climáticas, pandemias e tensões geopolíticas, a Assembleia visa aumentar a nossa consciência, resiliência e a inovação. Reconhecendo esses desafios, a Comunidade AESE pode contribuir com estratégias que reduzam riscos e nos impulsionem para um futuro mais seguro e sustentável.  

Recursos

Sustentabilidade e Agilidade Económica. A exploração dos recursos engloba a gestão dos recursos naturais, a transição energética e a gestão criteriosa dos ativos financeiros. Ao examinar as capacidades naturais de Portugal, o seu posicionamento e as iniciativas no domínio das energias, a Assembleia procura sublinhar a importância de uma gestão responsável dos recursos. É imperativo considerar a forma como estas práticas podem contribuir para a sustentabilidade ambiental, reforçando o empenho num futuro equilibrado e resiliente.

As tendências económicas, as políticas fiscais e a estabilidade financeira serão analisadas para capacitar a Comunidade AESE de soluções e perspetivas sobre como enfrentar os desafios económicos e as oportunidades. A Assembleia visa inspirar debates sobre a promoção da agilidade económica, permitindo a adaptação e a prosperidade num mercado global em mudança. 

Pessoas

Alimentar a Inteligência e a Resiliência O eixo das pessoas explora a paisagem demográfica, as formas de inteligência e o estado de espírito coletivo português. As tendências demográficas, incluindo o crescimento da população, o envelhecimento e a migração, oferecem informações valiosas sobre a composição da nossa força de trabalho e as estruturas sociais. Ao compreender estas dinâmicas, a Comunidade AESE pode contribuir para o debate sobre a definição de políticas e práticas que respondam às necessidades em evolução da nossa sociedade.

As diferentes inteligências - tecnológica, cultural e social - são fundamentais para o futuro. A Assembleia visa celebrar e incentivar a diversidade de talentos da comunidade, reconhecendo a sua importância para o sucesso nas próximas décadas. Ao fomentar a aprendizagem contínua e a adaptabilidade, preparamo-nos para os desafios e oportunidades de um mundo em constante mudança. O espírito coletivo, como fonte de força e resiliência, é explorado para impulsionar a inovação e a colaboração. Com uma abordagem prospetiva, a Comunidade AESE pode contribuir para moldar uma sociedade mais próspera, marcada pela inteligência e determinação coletiva. 

Em conclusão, o tema escolhido serve de catalisador para uma Assembleia enriquecedora e esclarecedora. Ao examinarmos os eixos do contexto, dos recursos e das pessoas, queremos dotar-nos dos conhecimentos e das perspetivas necessárias para navegar nas complexidades do futuro. Através da colaboração e do discurso refletido, a Comunidade AESE terá a oportunidade de estar na vanguarda de uma mudança positiva, contribuindo para uma sociedade mais próspera e resiliente na próxima década.

Oradores

António Pires de Lima

CEO no Grupo Brisa

Cátia Sá Guerreiro

Senior Teaching Fellow

Fátima Carioca

Dean da AESE Business School

Fernando Lucini

Global Data Science & Machine Learning Engineering Lead | Accenture

Francisco Vieira

Senior Teaching Fellow

Helena Bento

Executive President Oceanário de Lisboa

José Fonseca Pires

Professor e responsável de área de Comportamento Humano na Organização na AESE Business School

Manuel Rodrigues

Professor do King´s College London

Manuela Silva

Presidente da Comissão Executiva do Agrupamento de Alumni e Membro do Conselho Geral da AESE Business School

Miguel Marques

Blue Economy International Advisor

Ondina Afonso



Presidente do Clube de Produtores Continente e Diretora de Qualidade e Investigação na empresa MC Sonae

Paulo Macedo

Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos

Pedro Afonso

Principle Teaching Fellow

Pedro Vasconcelos

Membro do Conselho de Administração Executivo
EDP

Pedro Videla

Professor and head of the Economics Department at IESE Business School

Programa

09:00 - 09:30

Abertura

Boas-vindas e apresentação

09:30 - 09:45

Enquadramento

Rumo ao Futuro

09:45 - 11:00

Bloco 1. Contexto

Sustentabilidade
Global macroeconomic outlook

Wrap-up por Prof AESE

11:00 - 11:30

Intervalo

11:00 - 12:45

Bloco 2. Recursos

How millennials and Gen Z can invest in a better future
Transição Energética
Economia do Mar
Painel moderado por Prof AESE

12:45 - 14:30

Almoço

14:30 - 16:30

Bloco 3. Pessoas

How AI Changes Everything
Desenvolvimento e a fidelização do talento
Os desafios da demografia
Painel moderado por Prof AESE

16:30 - 17:00

Intervalo

17:00 - 17:30

Homenagem e Celebração

17:30 - 18:00

Encerramento

Patrocinadores

© 2024 Alumni AESE